4.11.05

Winter Blues

Entra ano, sai ano, e eu nunca consigo evitar a crise do inverno. Ando suspeitando de que sofro de S.A.D. ( Seasonal Affective Disorder), ou em bom portugues, "Essa Merda De Inverno Acaba Com Qualquer Humor." Acordar todo dia com ceu cinzento (isso quando nao esta' completamente escuro as 8 da manha), tomar chuva porque a ventania destroi o terceiro guarda-chuva da semana, e ver o dia acabar as 4 da tarde enquanto vc ainda tem zilhoes de coisas pra fazer e nao pode voltar pra casa, deixa qualquer um depre. Ou pelo menos, deixa a minha normalmente bem-humorada pessoa depre.

E nao e' so' isso. Essa epoca do ano e' a mais busy de todas, quando alem de passar frio e tomar chuva, vc anda espremido dentro de trens na ida e na volta, passa o dia inteiro levando bronca e discutindo com os outros porque tem zilhoes de prazos acumulando, fica sem comer direito porque nao da' tempo ou a comida da cantina/area em volta fede, e chega em casa 10 da noite arrasado porque nem tempo da' de sair ou fazer alguma coisa pra se divertir porque no outro dia tem que acordar cedo pra repetir toda a rotina.

Nao e' a toa que a minha vida social e' quase nula. E nao e' a toa que hoje em dia eu venero o sol.

***

Essa semana andei repensando por que em 4 anos "on the move" eu ainda nao consegui achar um canto que eu seja feliz. Uma coisa que eu nunca tinha me dado em conta ate' entao foi que o padrao das cidades que eu morei coincidem. Curitiba, Boston, Londres. As tres tem invernos matadores, sao povoadas de gente fria e esnobe, e sao enormes. Uma mais que a outra, mas ainda assim, pra quem cresceu num vilarejo que nem Balneario Camboriu, todas sao imensas. Por outro lado, as tres sao cheias de atracoes culturais, cheias de gente inteligente e inovadoras, cheias de festas pra tudo que e' gosto, e sou eternamente grata por ter tudo isso ao meu alcance. Mas falta interacao. Falta calor humano. Falta... nao sei o que falta. Talvez seja eu que ando me isolando, que sou fria e esnobe e cinica, que me recuso a ir nas tais festas encontrar gente inteligente e inovadora. Ou talvez seja a falta do sol que me faz querer me enfiar embaixo das cobertas e nao sair mais de la ate' o proximo verao... Nao sei.

So' sei que inverno que vem nao quero mais ter crise nenhuma. Talvez seja a hora de mudar de novo. Dessa vez sem repetir padrao.


***


Por outro lado, so' em Londres vc esbarra na mesma semana com duas lendas do cinema britanico, Mike Leigh e Terry Gilliam, e consegue dedicatorias em livros de dois artistas mundialmente famosos que nem Tracey Emin e Neil Gaiman sao.

So' em Londres vc consegue falar numa conversa que esta' planejando escrever um roteiro / bolar um desenho animado / criar um coletivo artistico, sem parecer pedante/estupido/metido ou sem receber olhares de pena ou choque em troca.

So' em Londres voce chuta paparazzis no meio do caminho pra conseguir ver a Madonna ou o Mickey Rourke entrando no cinema de Leicester Square.


Londres e' RUBBISH, mas ate' que tem seus momentos...

No comments: