4.12.06

Letargia

Definitions of lethargy on the Web:

- a state of comatose torpor (as found in sleeping sickness)
- inanition: weakness characterized by a lack of vitality or energy
- languor: inactivity; showing an unusual lack of energy; "the general appearance of sluggishness alarmed his friends"


ok, here's the deal. Faz quase 5 meses que eu me formei e parece que isso aconteceu décadas atrás, de tão desconectada eu estou daquela época. Parece que foi um sonho longo e ruim, daqueles que grudam na memória quando deveriam mesmo é ter se desmaterializado e esquecido no momento que se acorda. Assim tem sido os últimos 5 meses de 2006: não sei se finalmente levei um beliscão e acordei de um sonho ruim, ou se finalmente tomei uma pancada na cabeça e fui colocada pra dormir. Porque por mais que os dias andam passando rápido, eu me movimento em slow motion. Quando eu penso na tese que eu escrevi lá longe em abril, eu mal consigo acreditar que fui eu que escrevi aquelas 50 páginas. Eu mal lembro como escrever textos acadêmicos, mesmo que tudo o que eu tenha escrito nos últimos 5 anos foram os malditos textos acadêmicos. Minha paisagem cerebral (mental landscape?) reduziu de velocidade. Tenho lido pouquíssimo, mas mesmo assim, esse pouquíssimo tem sido absurdamente inspirador. The Master & Margarita me tomou uns belos 3 meses e meio, mas as imagens das criaturas infernais beijando o joelho de Margarita durante o baile estão vivíssimas na minha cabeça. The Bell Jar da Sylvia Plath tem descido em doses remediais, mas cada capítulo parece estar espelhando a minha própria experiência pós-sonho-ruim, mesmo que tenha sido escrito a quase 50 anos atrás. Eu sou a Esther, sentada embaixo da figueira, vendo cada um dos figos encorpados e suculentos, recheados de possibilidades, caírem no chão e apodrecerem. É quase desesperador, e ao mesmo tempo letárgico. Por outro lado, desde que eu acordei, ou fui dormir, eu estou tomando meu próprio tempo pra absorver as coisas. Antes eu vivia com pressa: lia um livro por semana, via um filme atrás do outro, nunca ouvia mais de uma vez os zilhões de discos copiados no Ipod, me matriculava em um curso mais errado que o outro - e não sentia o impacto verdadeiro de nada. Sempre com pressa, tentando processar cada vez mais informação, sem ter efeito nenhum. Deve ser por isso que aos 24 anos eu estou exausta.

Deve ser por isso que faz quase meio ano que eu estou vagando, algo em torno de 140 dias respondendo a perguntas como: "e aí, o que você vai fazer da vida?" com: "não sei, e você?", sem realmente prestar atenção na resposta seguinte. Minhas maiores façanhas até agora tem sido empilhar revistas fashion no chão do quarto e acumular pontos no Dance Mat, aqueles tapetes com quadrados e setas coloridas que você liga no Playstation e fica saltitando em cima seguindo a rotina de passinhos. Meu passatempo favorito tem sido passar tardes inteiras assistindo as special features dos DVDs, onde diretores e roteiristas explicam como foi o processo de criação de suas devidas obras.

Ando de saco cheio de seguir regras. Tudo o que eu procuro agora é inspiração.

3 comments:

Anonymous said...

Vamos ai que a vida continua. Logo logo voce vai ver que as coisas vao se ajeitar. Tenho certeza que voce tem capacidade(uma menina de muito talento). So basta agora paciencia. Da-lhe paciencia.
Boa sorte!

Anonymous said...

Continue escrevendo.
Amo seu blog!
All the best!
:)

Anonymous said...

Dancemat!!!
Vou ter q fazer uma visita depois do natal. =D
Daqui a pouco aparece amiga! pelo menos em pouquissimo tempo podemos reclamar de empregos juntas
xx
Mariana